• predioicbeu

    Artista: Giselle Araújo

Sobre o ICBEU

Missão Institucional

Contribuir para a formação do aluno, ensinando novos idiomas e difundindo outras culturas, proporcionando assim o seu crescimento pessoal e profissional, tornando-o um agente ativo e capacitado a atuar na sociedade. Para tanto, nossa atividade desenvolve-se através de equipes motivadas , metodologia de ensino interativa e tecnologia de ponta, sempre em busca do melhor resultado.

Qualidade, Tradição e Liderança

ICBEU – Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos é uma empresa gonçalense, alicerçada em três pontos fundamentais que sempre foram buscados com denodo desde a sua fundação e que garantem, até hoje, sua posição de liderança no mercado.

QUALIDADE – A maioria dos nossos professores são ex-alunos, o que atesta a qualidade dos nossos profissionais e do método utilizado.

TRADIÇÃO – Mesmo com mais de 40 anos de atividade, mantém-se sempre jovem porque atualiza-se permanentemente com as mais modernas técnicas de ensino de idiomas.

LIDERANÇA – Ser número um no município é conseqüência da dedicação e aprimoramento constantes.

Administração

Totalmente informatizada, a administração conta com pessoal altamente capacitado para atender alunos, pais e responsáveis, além de professores e funcionários.

Equipe docente

Constituída em grande parte por professores formados no próprio Instituto, a equipe docente do ICBEU desempenha suas atividades com competência e qualificação.

Salas de Aula

Vinte salas de aula, distribuídas em dois andares, com lotação de no máximo 22 alunos cada uma, atendem a mais de três mil e quinhentos alunos distribuídos pelos diversos cursos. Equipadas com sistema audio-visual, computadores e ar-condicionado, proporcionam conforto indispensável para um bom aprendizado.

Centro Cultural

O ideal de ensinar com cultura sempre foi o objetivo principal desde a fundação do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos. Não só para nossos alunos, mas para que se pudesse estender também à comunidade do município. Desde antes da construção do prédio o sonho sempre existiu, pois na planta, já estava previsto cada local para o desempenho das atividades culturais do ICBEU. Aos poucos, mas de maneira determinada, foram surgindo a biblioteca, a galeria de arte, o laboratório de informática (com multimídia e Internet), a sala de vídeo. Agora, em construção o teatro. Isso foi cumprido, dia após dia, até hoje.

Sala Charlie Chaplin

Uma das últimas realizações da empresa, a Sala de Vídeo tornou-se um novo ponto de encontro dos alunos, seus responsáveis e professores. Com 56 lugares e montada com moderno home theatre, conta com sonorização Surround, está aparelhada para exibições de vídeos e disc laser. Está à disposição de empresas e entidades para palestras, conferências eworkshops.

Galeria de Arte ICBEU

Inaugurada em dezembro de 1993, a Galeria de Arte ICBEU, é um marco para a empresa e para o município. Ocupando 220 metros quadrados do terceiro andar da sede, situa-se como uma das mais bem montadas do eixo São Gonçalo/Niterói e a maior do município. Foi criada para dar oportunidade e incentivar sobremaneira o artista plástico nativo, sem deixar de apresentar profissionais consagrados de outros municípios e estados. Já expuseram aqui artistas do quilate de Concessa Colaço (tapeceira de fama internacional), pintores como o Professor Lydio Bandeira de Mello, Parragó, Costa Filho e o famoso escultor fluminense Dante Croce. Serve, também, a Galeria de Arte para reunir as mais expressivas atividades culturais, políticas e sociais da comunidade gonçalense através de debates, simpósios, cursos e palestras.

Artes Plásticas

Visão panorâmica da exposição permanente da Galeria de Arte com mais de cem obras, montada com o acervo do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, onde se encontram as mais variadas expressões artísticas.

Laboratório Multimidiático

Usado para pesquisas e consultas a dicionários online. Um ambiente que permite o acesso individual ao mundo virtual. Também utilizado para o desenvolvimento da compreensão auditiva e a prática gramatical.

lab

Nova sala digital

Instalação avançada para aumentar a comunicação e a colaboração dos alunos por meio de tecnologia integrada na sala de aula. Total integração da matéria ensinada com conteúdo digital em segundos. A sala de aula ganha atividades multimídias e exercícios online, onde o acesso à Internet é imediato e ilimitado.

As novas salas do ICBEU representam o que há de mais novo nas pesquisas em tecnologia educacional. Nelas, os alunos desfrutam do mais moderno QUADRO INTERATIVO do mercado eBeam que, conectado à internet de alta velocidade e a TV’s LCD FULL HD, torna nossas aulas mais interativas e o aprendizado realmente significativo.

Biblioteca

Um dos orgulhos da nossa instituição educacional, a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade – nome escolhido pelos alunos do ICBEU – atende nossos alunos e também a comunidade estudantil gonçalense pois está aberta às escolas particulares, estaduais e municipais. Promotora de vários eventos, conta com mais de 6.500 livros, abrangendo literatura portuguesa e mundial, ciências, estudos sociais, matemática e os mais variados assuntos e autores, nacionais e internacionais. Mantém assinaturas de revistas para adultos e crianças e jornais do estado e locais. Junto à biblioteca  funciona o MEMOR - Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisas e Promoções Culturais, mantido pela AESPA – Associação Educacional São Pedro Apóstolo, entidade sem fins lucrativos, voltada para a cultura e a benemerência que, entre publicações, fotos e documentos procura a preservação da memória do município. Detém cerca de 5000 itens catalogados e serve de pesquisa para historiadores e estudantes, principalmente universitários.